quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mapas conceituais do Seminário: Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática

Em uma das aulas de Tic, eu e minhas colegas apresentamos um seminário sobre: Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática, a partir da pesquisa dos autores José Francisco Barbosa Neto e Fernando de Souza da Fonseca.
Abaixo apresento os mapas conceituais que resumem um pouco do texto e da própria apresentação que fizemos. Em outra postagem faço um relato de como foi a realização desse seminário e as contribuições que trouxeram.

png.png

JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS.png

MOBILE LEARNING.png

Online-K-12-Schools-and-Mobile-Learning.jpgimages (1).jpgimages.jpg
png (2).png

png (2).png

png (1).png
  

Relato individual sobre a produção do vídeo

Em uma das aulas de Tic, produzimos em grupo um vídeo no estilo de "stop-motion", no qual utilizamos dobradura, celofane, conhas, peixes e um boneco lego. O vídeo foi produzido por mim e minhas colegas, Débora Wesoloski, Evellin Bertaglia, Mariana Previtali e Nathália de Souza Santos.
A produção do vídeo por “Stop-Motion” foi muito interessante, pois foi a primeira vez que utilizei esse recurso para produzir um vídeo. Mas também foi desafiador. Pensar em quantas fotos era necessária para dar o movimento que queríamos, não movimentar a câmera para tirar as fotos e própria produção de um vídeo inédito, com materiais diferenciados, no pouco tempo que tínhamos foi complicado e limitou a nossa criação, inclusive ficou mais curto do que prevíamos.
Com esse vídeo, poderíamos trabalhar conceitos matemáticos, com o uso da dobradura (pois usamos um barco de dobradura no vídeo) e consequentemente conceitos de geometria, e conceitos de ciência, se problematizarmos as questões da natureza (no nosso vídeo parece que os peixinhos estão “mortos”, todos no centro, sem movimento). A partir de uma exposição de conceitos a criação do desse tipo de material, possibilita uma dinâmica diferente na sala, e muito mais estimulante. Cabe ao professor planejar suas aulas para aproveitar ao máximo recursos como esse, principalmente se sugerir que os alunos produzam seus próprios vídeos, demonstrando o que aprenderam.

Vídeo: Velejando




quarta-feira, 24 de maio de 2017

Seminário sobre o uso das TICs em sala.


Em algumas aulas de TIC, foram realizados vários seminários relacionando o uso de TICs com a educação. Baseando-se na pesquisa de José Francisco Barbosa Neto e Fernando de Souza da Fonseca, o meu grupo apresentou o seminário a partir do texto escrito por eles: Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Participaram desse seminário minhas colegas: Débora Wesoloski, Evellin Bertaglia, Mariana Previtali e Nathália de Souza Santos. E fizemos perguntas para o grupo que apresentou o texto: Geotecnologias como recurso didático no ensino de geografia.
Esse texto evidencia que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilita uma ampliação do aprendizado, uma possível melhora da qualidade do ensino em sala de aula.  Segundo os pesquisadores os jogos digitais podem ser utilizados para auxiliar na aprendizagem das crianças, pois desenvolvem as atividades psicológicas, sociais e cognitivas, devido ao estímulo e interação que os jogos proporcionam.
A partir dessa apresentação e leitura desse texto, primeiramente percebi que essa pesquisa foi realizada com muito poucos alunos, para chegarem a uma conclusão tão absoluta e generalizada, afirmando que esse tipo de atividade contribui muito com o aprendizado.
A partir das minhas experiências nos estágios obrigatórios percebi que nem sempre os alunos tem acesso a esse tipo de tecnologia. Por mais que os dispositivos móveis sejam um acessório muito interessante para complementar o aprendizado, nem sempre os alunos têm acesso. E mesmo quando têm, nem sempre os professores têm uma formação e uma atitude adequada que contribua para seu uso. Além disso, o uso das TICs não pode substituir o ensino do professor, ela deve ser apenas um complemento do aprendizado.
Mesmo sem as TICs, é possível realizar jogos e outras atividades complementares que estimulem o aprendizado dos alunos. Depende do professor, planejar sua aula buscando maneiras extras de ensinar além do uso de textos e do livro didático.
 Nosso grupo também foi responsável por fazer duas perguntas sobre o texto: Geotecnologias como recurso didático no ensino de geografia. Perguntamos como o ensino de geotecnologias auxiliam os indivíduos a tomarem decisões perante a sociedade? E se o grupo concorda com o autor quando ele afirma que as geotecnologias são formas de democratização da informação?
Concordamos com a resposta do grupo, que falavam que as geotecnologias podem contribuir nessa tomada de decisões, pois com recursos como mapas, pode-se pensar no melhor lugar para construir, por exemplo. E pensamos assim como as meninas que apresentaram o trabalho, que concordam em partes sobre essa democratização, porque nem todos tem acesso as tecnologias, então não é muito democrático.
                                           images (1).jpg