quinta-feira, 16 de março de 2017

Aprendendo com a Natureza

Em uma aula de Tecnologias da Informação e Comunicação produzimos uma história coletiva "Aprendendo com a Natureza". É voltada para crianças, e seu tema é sobre o ciclo da água.
Autoras: Crislian Kethelin, Débora Wesoloski, Evellin Bertaglia, Mariana Rezende e Nathália Santos.

APRENDENDO COM A NATUREZA

Era primavera, o jardim estava florescendo, já não sentíamos mais o frio daquele rigoroso inverno, tudo tinha mais cor e o sol raiava naquela manhã, eu e meu bando  de  pássaros voávamos no céu alegremente em busca de um novo lar.
Próximo a árvore que repousamos, ouvi um diálogo curioso entre uma flor e uma rocha:

rock-paper-scissors-emoji-cartoon-016-512.png

– Uau como você é linda! - disse a rocha.- O que você faz para sobreviver e ficar dessa forma?
Então a bela flor respondeu:
– Ora, através da terra e da água! Você sabia que minhas células possuem 90% de água?
– De água?! - Exclamou a rocha surpresa.- Mas se o rio fica um pouco longe daqui, como é que uma plantinha como você consegue chegar até lá?
– Hahaha!  Eu não posso me mover, a água chega até mim.- Brincou a flor.
– Como?- Perguntou a rocha.
– Bem, tudo começa com o sol que reflete sobre a terra, com isso, o calor provoca a evaporação das águas de rios, lagos e oceanos, ou seja, a água que está em estado líquido fica tão quente que se transforma em estado gasoso e vai subindo para a parte mais alta da atmosfera. - Respondeu a flor.
– Nossa! Então a água que vai para a atmosfera vem somente de rios, lagos e oceanos?
– Excelente pergunta! A passagem de água para a atmosfera pode vir também através da transpiração de plantas e animais.
– Então aquelas gotinhas de água que ficam em suas folhas podem passar para o estado gasoso e fazer passagem para a atmosfera?- indagou a rocha.
– Se a temperatura estiver alta, sim!- explicou a flor.- Lá em cima o vapor se condensa e entra em contato com a baixa temperatura, voltando ao estado líquido. E é assim que surgem as nuvens!
– Já sei! Depois de encher as gotinhas de água as nuvens ficam pesadas e mais pesadas e então, chove! - exclamou a rocha.
– É isso mesmo. Chamamos esta etapa de precipitação. Dependendo das condições do clima, a água pode chegar na terra em várias formas: chuva, granizo ou neve.
– Então é assim que a água chega até você?
– Isso mesmo. Nós chamamos esta etapa de Escoamento, que é quando uma boa parte cai diretamente nos rios, lagos e oceanos, e a outra parte, vai se penetrando no solo e rochas atingindo os lençóis freáticos e as raízes de plantas como eu!
Foi então que a rocha fez uma pergunta muito interessante:
– E se o ciclo da água não ocorresse, o que aconteceriam com as plantas do mundo?
– Cada ser vivo precisa de uma quantidade de água. Sem água suficiente nas células, nós não conseguiríamos ficar de pé. Algumas plantas nem nasceriam!
– Este ciclo é mesmo muito importante para todos os seres do mundo. Vou contar para os meus amigos. Quero que todos saibam o motivo deste lugar ser tão lindo. Obrigado florzinha, até outro dia!
Ao final do curioso diálogo, eu e meu bando de pássaros discutimos a importância do ciclo da água para todos os animais e plantas, não sabíamos deste processo e nos surpreendemos com as etapas. Cada etapa é única e muito necessária para a vida na Terra.
Nos entristecemos quando a água é desperdiçada e poluída ou quando os rios e lagos secam, a falta de chuva ou até mesmo a abundância dela pode nos prejudicar.
FIM


2 comentários:

  1. A proposta é que na escrita inicial você narre como foi realizar a narrativa infantil de modo colaborativo com as colegas, ainda que você já tenha utilizado essa ferramenta em outros momentos.
    A história que vocês criaram ficou bem didática e trata do ciclo da água de um modo bom de ler. É importante que vocês coloquem a fonte de onde obtiveram as informações e também da figura.

    ResponderExcluir
  2. Também tem a narração publicada em outro post professora, feita no mesmo dia.

    ResponderExcluir