Em uma das aulas de Tic, produzimos em grupo um vídeo no estilo de "stop-motion", no qual utilizamos dobradura, celofane, conhas, peixes e um boneco lego. O vídeo foi produzido por mim e minhas colegas, Débora Wesoloski, Evellin Bertaglia, Mariana Previtali e Nathália de Souza Santos.
A produção do vídeo por “Stop-Motion” foi muito interessante, pois foi a primeira vez que utilizei esse recurso para produzir um vídeo. Mas também foi desafiador. Pensar em quantas fotos era necessária para dar o movimento que queríamos, não movimentar a câmera para tirar as fotos e própria produção de um vídeo inédito, com materiais diferenciados, no pouco tempo que tínhamos foi complicado e limitou a nossa criação, inclusive ficou mais curto do que prevíamos.
A produção do vídeo por “Stop-Motion” foi muito interessante, pois foi a primeira vez que utilizei esse recurso para produzir um vídeo. Mas também foi desafiador. Pensar em quantas fotos era necessária para dar o movimento que queríamos, não movimentar a câmera para tirar as fotos e própria produção de um vídeo inédito, com materiais diferenciados, no pouco tempo que tínhamos foi complicado e limitou a nossa criação, inclusive ficou mais curto do que prevíamos.
Com esse vídeo, poderíamos
trabalhar conceitos matemáticos, com o uso da dobradura (pois usamos um barco
de dobradura no vídeo) e consequentemente conceitos de geometria, e conceitos
de ciência, se problematizarmos as questões da natureza (no nosso vídeo parece
que os peixinhos estão “mortos”, todos no centro, sem movimento). A partir de
uma exposição de conceitos a criação do desse tipo de material, possibilita uma
dinâmica diferente na sala, e muito mais estimulante. Cabe ao professor
planejar suas aulas para aproveitar ao máximo recursos como esse,
principalmente se sugerir que os alunos produzam seus próprios vídeos,
demonstrando o que aprenderam.
Vídeo: Velejando
Crislian,
ResponderExcluirSeu blog está muito bem organizado, agradável de navegar e atualizado. Suas produções estão muito boas. Você tem elaborado as narrativas reflexivas sobre os textos, trabalhos e aprendizagens e permite que este espaço se configure verdadeiramente como um portfólio virtual das suas aprendizagens na disciplina. Parabéns!
Obrigado pelo seu feedback, professora.
Excluir