Em algumas aulas de TIC,
foram realizados vários seminários relacionando o uso de TICs com a educação.
Baseando-se na pesquisa de José Francisco Barbosa Neto e Fernando de Souza da
Fonseca, o meu grupo apresentou o seminário a partir do texto escrito por eles:
Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática.
Participaram desse seminário minhas colegas: Débora Wesoloski, Evellin
Bertaglia, Mariana Previtali e Nathália de Souza Santos. E fizemos perguntas
para o grupo que apresentou o texto: Geotecnologias como recurso didático no
ensino de geografia.
Esse texto evidencia que o
uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilita uma ampliação
do aprendizado, uma possível melhora da qualidade do ensino em sala de aula. Segundo os pesquisadores os jogos digitais
podem ser utilizados para auxiliar na aprendizagem das crianças, pois
desenvolvem as atividades psicológicas, sociais e cognitivas, devido ao
estímulo e interação que os jogos proporcionam.
A partir dessa apresentação
e leitura desse texto, primeiramente percebi que essa pesquisa foi realizada
com muito poucos alunos, para chegarem a uma conclusão tão absoluta e
generalizada, afirmando que esse tipo de atividade contribui muito com o
aprendizado.
A partir das minhas
experiências nos estágios obrigatórios percebi que nem sempre os alunos tem
acesso a esse tipo de tecnologia. Por mais que os dispositivos móveis sejam um
acessório muito interessante para complementar o aprendizado, nem sempre os
alunos têm acesso. E mesmo quando têm, nem sempre os professores têm uma
formação e uma atitude adequada que contribua para seu uso. Além disso, o uso das
TICs não pode substituir o ensino do professor, ela deve ser apenas um
complemento do aprendizado.
Mesmo sem as TICs, é possível
realizar jogos e outras atividades complementares que estimulem o aprendizado
dos alunos. Depende do professor, planejar sua aula buscando maneiras extras de
ensinar além do uso de textos e do livro didático.
Nosso grupo também foi responsável por fazer
duas perguntas sobre o texto: Geotecnologias como recurso didático no ensino de
geografia. Perguntamos como o ensino de geotecnologias
auxiliam os indivíduos a tomarem decisões perante a sociedade? E se o grupo
concorda com o autor quando ele afirma que as geotecnologias são formas de
democratização da informação?
Concordamos com a
resposta do grupo, que falavam que as geotecnologias podem contribuir nessa tomada
de decisões, pois com recursos como mapas, pode-se pensar no melhor lugar para
construir, por exemplo. E pensamos assim como as meninas que apresentaram o
trabalho, que concordam em partes sobre essa democratização, porque nem todos
tem acesso as tecnologias, então não é muito democrático.

Crislian,
ResponderExcluirSua narrativa sobre os textos estudados ficou muito boa. É importante também porque você relaciona com sua experiência nos estágios, é essencial essa articulação entre o que se discute na universidade, nos estudos e a prática. Parabéns!
Profa. Alessandra
Obrigado pelo seu feedback, professora.
Excluir