quinta-feira, 1 de junho de 2017

Museu Virtual

Em uma aula de TIC, conhecemos vários museus virtuais, a partir do site http://eravirtual.org/ todos os museus são muito interessantes e ótimos para o auxilio de diversos conteúdos a serem trabalhados em sala. 
Entre os museus, o que mais me chamou a atenção foi o museu de Biomas do Brasil, com ele é possível conhecer bastante sobre o bioma do nosso país, há bastantes fotos e explicações que podem complementar o ensino do professor, principalmente quando o professor não possui a possibilidade de fazer um estudo do meio em bosques, etc. Com esse recurso, os alunos conhecem de uma maneira diferente sobre a biodiversidade brasileira. Claro que um estudo do meio seria muito mais interessante, mas como a há muitas limitações que frequentemente impossibilitam esse estudo, essa ferramenta ajuda muito.
É possível com essa ferramenta explorar a biodiversidade das diversas regiões do Brasil, sendo que inclusive há um quadro com informações muito úteis falando da mata atlântica, do cerrado, etc. Há também uma espécie de livro (precisa ser “folheado” para ver as informações) sobre o porquê de preservar a biodiversidade, sobre seus valores (de mercado, de amenidade, moral, de saúde), sobre os diversos usos da biodiversidade como seu uso alimentar, seu uso na saúde humana, seu uso industrial, seu uso ornamental e de entretenimento, seu uso ecológico, além de abordar também a diversidade microbiana.
O professor pode trabalhar o conteúdo e buscar as imagens e os dados com os alunos nesse museu, um possível o objetivo principal, seria ensinar sobre a biodiversidade com uma perspectiva que possibilite a preservação, pois por mais que precisamos usar os recursos naturais, seja na medicina, seja para alimentação, ou por qualquer outro motivo, devemos ser conscientes de que nossos recursos naturais não são infinitos e que o uso desenfreado prejudica muito a natureza, principalmente com o grande risco de cada vez mais causar a extinção dos animais.
Trabalhar conceitos sobre o meio ambiente numa perspectiva conscientizadora é fundamental, e acredito que os materiais disponibilizados nesse museu contribui muito para aprofundar esse tipo de conhecimento.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário