quarta-feira, 7 de junho de 2017

Site HYPATIAMAT - Projeto da Universidade de Minho e de Coimbra

Em uma das aulas de TIC (em abril), a professora nos apresentou um Projeto de investigação que está inserido na Universidade do Minho, em colaboração com investigadores da Universidade de Coimbra.
Foi desenvolvido esse projeto, porque de acordo com as informações do próprio site:
"O desempenho escolar na Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade educativa: estamos todos preocupados com o elevado insucesso escolar e o correspondente abandono escolar precoce. Sabemos que a literatura educacional aponta a promoção do sucesso na Matemática e a utilização corrente das TIC na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade. Respondendo a estes desafios, a presente investigação organiza-se em torno da seguinte questão: Como podem as novas tecnologias, nomeadamente aplicações hipermédia utilizadas nos IWB (interactive whiteboards), contribuir para a promoção do sucesso escolar a Matemática?Para responder, construímos este site com muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 1.º ao 9.º ano, que queremos testar em diversas escolas e condições de aprendizagem. Com algumas aplicações ainda em fase de testes, mas com a garantia da qualidade e correção dos conteúdos, disponibilizamos este portal à comunidade educativa, esperando que o mesmo possa contribuir para a promoção do sucesso neste domínio do conhecimento". 

Ter acesso a esse site, foi muito legal, e uma novidade para mim pelo menos, pois ainda não o conhecia. Além disso, ele é muito útil para nós educadoras, que iremos ensinar matemática. Pelo menos nos meus estágios do ensino fundamental, e na minha própria experiência de vida, os alunos tem mais dificuldade em matemática do que nas outras matérias.
Ter essa ferramenta extra, e estimulante para os alunos, é muito bom, pois aborda conceitos, traz exercícios e jogos muito bem elaborados e interessantes, que podemos utilizar com os alunos, principalmente se eles estão com dificuldades.
No dia que acessamos, eu mesmo fiquei muito entretida com os jogos, pois mesmo já sabendo os conceitos, o jeito que é realizado os jogos chama a atenção, e possui vários níveis de dificuldade, e conforme o aluno vai tendo sucesso nas resoluções, pode aumentar o grau de dificuldade. 
Sem contar que o jogo possibilita ao professor que veja se o aluno aprendeu o conceito, sem a necessidade de avaliar apenas por uma prova, tradicional, com questões e respostas. O professor pode avaliar o aluno em sala, se ele está tendo sucesso nos jogos, e se não, pode-se perceber as dúvidas ainda existentes, pois se não acertam, talvez o conceito não foi entendido tão bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário